Todos devem dominar conhecimentos e técnicas básicas de pilotagem virtual para, assim, poder tomar as melhores decisões durante a corrida e colocá-las em prática da forma mais precisa possível, pois suas decisões poderão ser analisadas em caso de reclamação ao final de cada prova.
Todos os circuitos têm uma linha imaginária, geralmente chamada de “linha de traçado ideal”. É o local do circuito que permite com que o piloto extraia o melhor do equipamento e da pista, proporcionando a condução mais rápida e eficaz. Pode ser identificado, principalmente, por ser o ponto mais emborrachado (asfalto mais escuro) e que permite, portanto, maior aderência do carro. Em condições normais (nas quais se excluem as ultrapassagens, por exemplo) é altamente recomendável que o piloto trafegue pela linha de traçado ideal.
É expressamente proibido dar toques propositais no veículo do adversário, ou jogá-lo para fora do traçado; evitar correr muito próximo aos veículos em volta, mantendo uma distância que permita realizar manobras de emergência, caso necessário; respeitar o ponto de freada dos carros que vão à frente, procurando frear um pouco antes para evitar toques na traseira dos demais competidores; Caso seja necessário dividir o traçado com outro veículo, dar espaço suficiente para que ambos possam permanecer na pista;
Caso o piloto toque o adversário de modo não proposital fazendo com que este saia do traçado por causa disso, é aconselhável que o piloto que causou o acidente não ultrapasse o competidor, e caso já o tenha feito nessas circunstâncias, deverá devolver a posição até o trecho seguinte, no máximo.
Caso erre e vá para a área de escape ou fora da pista, deve parar de acelerar o veículo e retornar para a pista cuidadosamente evitando acidentes e ganho de tempo com a manobra.
Todas as faltas terão que ser justificadas. Caso o piloto não justifique duas faltas será desclassificado do campeonato.
Qualquer desclassificação de campeonato acarretará em suspensão automática do próximo campeonato.
Antes de fazer uma ultrapassagem é recomendável estudar os pontos seguros para que sua ultrapassagem não prejudique outros participantes.
Na defesa de posição na pista, o piloto poderá alterar sua trajetória apenas uma vez até a próxima curva do circuito, sendo vedada a realização do “ziguezague”.
Se dois pilotos contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar o carro espalhar para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista. Esta conduta é altamente imoral. É importante saber perder a posição caso não se consiga mantê-la no momento e focar a concentração para ter a chance de retomá-la mais à frente.
É extremamente importante saber escolher o ponto de ultrapassagem, pois a preferência nem sempre é de quem está pelo lado dentro da curva, enfiar o bólido por dentro sendo que será impossível contornar corretamente a curva e usar bólido de fora como apoio não será permitido.
É necessário que TODOS os pilotos gravem os replays de suas corridas. Caso algum piloto sinta-se prejudicado por algum tipo de manobra ilegal ou toque, terá o prazo de 24 horas após a corrida, para formalizar uma reclamação, enviando um pequeno vídeo com o incidente para um dos diretores, via WhatsApp, informando bateria, volta e a PSN id dos pilotos envolvidos. O vídeo será comparado com o replay do diretor, e encaminhado para a “Comissão de Pilotos ”, se a comissão entender que há possibilidade de culpa, será encaminhado um vídeo do incidente para o envolvido, com o veredito, se estiver ciente que cometeu o erro, basta comunicar o diretor que está de acordo. Caso o vídeo apresentado não traduza com fidelidade o que aconteceu em seu aparelho, por ser um jogo online e estar sujeito, a velocidade de conexão, comunicação com servidor da PSN, incompatibilidades de redes, lag e etc.… o piloto terá 24 horas para enviar um vídeo que comprove a divergência.
Informação importante sobre a comissão de pilotos:
1ª – Em função da maioria dos organizadores dos RodasPresas, também serem pilotos e participar dos campeonatos, não seria justo que julgássemos os incidentes, pois estando nas pistas podemos causa-los ou ser beneficiados por punições. Para manter a imparcialidade escolhemos 3 pilotos experientes que não estão competindo, e apenas repassamos suas decisões aos envolvidos.
2ª – Somos um grupo pequeno e voluntario de Organizadores não temos como olhar o replay de cada piloto, e ver se provocou incidente voluntario ou involuntário, e também por respeitar os acertos entre pilotos e equipes, mesmo que vejamos um incidente, só será encaminhado para a Comissão se o piloto prejudicado quiser e formalizar a reclamação. Não tornaremos público o resultado da análise, somente os envolvidos receberão as respostas.
3ª – Acreditamos que todos os pilotos que participam conosco, tem por princípio respeitar os demais competidores, e incidentes acontecem. Mas qualquer conduta antidesportiva não será tolerada, nesse caso a própria Organização decidira o destino do piloto no grupo.
O grupo do WhatsApp é fundamental para trocarmos ideias e gerenciar os campeonatos e eventos RodasPresas, mas para que funcione precisamos respeitar as regras.
REGRA 1 - Esse grupo é exclusivo para assuntos relacionados ao Automobilismo Virtual e Real.
REGRA 2 - É expressamente proibido postagens referentes à POLÍTICA - FUTEBOL - RELIGIÃO – PORNOGRÁFIA – RACISMO.
REGRA 3 – Não ofenda os colegas no grupo, no calor do momento por causa de acidentes, encaminhe o vídeo com a reclamação para a organização.
O desrespeito a essas regras poderá resultar na expulsão do grupo.
1º - Mensagens no chat do jogo, durante a corrida são proibidas, tiram a concentração dos pilotos: | - Advertência verbal (1ª ocorrência na bateria) - Desclassificação da bateria (2ª ocorrência) |
2º - Toques involuntários: Aqueles que mesmo sem intenção, prejudicam outro piloto | - Advertência ou adição de 5 a 30 segundos, podendo ser multiplicado por 2x dependendo da gravidade do caso (1ª ocorrência no geral)
- Desclassificação da bateria (3ª ocorrência no geral) |
3º - Toques premeditados em outros veículos: | - Desclassificação da bateria (1ª ocorrência no geral)
- Dependendo da gravidade será expulso da competição. |
4º - Condução perigosa durante a prova, forçar ultrapassagens repetidamente em pontos não recomendados, passar com as quatro rodas do veículo fora da pista ou utilizar áreas de escape como se fosse pista *: | - Advertência (1ª ocorrência na bateria)
- Adição de 5 a 30 segundos, podendo ser multiplicado por 2x dependendo da gravidade do caso (3ª ocorrência na bateria) - Desclassificação da bateria (3ª ocorrência no geral) |
5º - Correr na contramão: | - Desclassificação da bateria (1ª ocorrência no geral) |
6º - Não devolver posição de pilotos conquistada em caso de toque: | - Advertência ou adição de 10 a 30 segundos dependendo do cumprimento do circuito, podendo ser multiplicado por 2x dependendo da gravidade do caso (1ª ocorrência na bateria)
- Desclassificação da bateria (3ª ocorrência no geral) |
7º - Reclamações e xingamentos na sala de: | - Advertência (1ª ocorrência)
- Impedimento de participar do qualifying da próxima bateria (2ª ocorrência) - Desclassificação da próxima bateria (3ª ocorrência no geral) |